RECENTES

5.8.16

MEU CACHEADO NÃO É MODA!


Outro dia estava conversando com um pessoal e veio à tona o assunto: cabelo cacheado! Ouvi muita coisa: desde que cabelo cacheado é ruim(não sei se tavam de brinca com minha cara ou falando sério) até que usar cachos agora é moda. Ok, entendi o que estas pessoas estavam querendo passar e tal, e não levei a mal de jeito nenhum, mas... em mim, doeu um pouco, sabe?!? 

Na real, as pessoas acham que sabem demais sobre os outros. E todo mundo sempre tem algum tipo de opinião a respeito. Sobre a questão de ser cacheada hoje em dia, o que sinto a respeito é que: quem, normalmente, tem este tipo de opinião (a de ser a nova moda) são as pessoas que desde sempre tem estado a vontade consigo mesmas. Normalmente quem nasceu com cabelo liso, e nunca teve que se submeter a nenhum processo químico para se sentir incluso, esteve na tal da  "moda" desde sempre. Então claro, que, para algumas pessoas, isto se reverte neste tipo de visão de mundo.

Como citei agorinha, o fato de as meninas terem recorrido a processos químicos para alisar seus cabelos era, em grande parte, devido à pressão que sentíamos por não termos nascido com o cabelo liso. Era como se nos sentíssemos inclusas em um contexto maior quando estávamos mais parecidas com as meninas "perfeitas" que nos rodeavam. Claro que, hoje em dia, este tipo de pressão ainda existe.

Mas sabe o que? Hoje em dia, devido ao grande fluxo de informação, mais pessoas tem suas opiniões aprofundadas a respeito de conhecimento de mundo (viu? nem sempre é algo ruim), e acredito que este foi um dos processos que iniciou o que vi chamarem de "moda do cachear". Se as pessoas se conhecem melhor, e conhecem os processos que rondam a sociedade melhor, elas começam a se aceitar . E isto, pode ter sido parte do processo que formou todo esse movimento cacheado.

O meu processo neste caso se iniciou em uma fase da minha vida em que eu queria mudar, foi bem antes das meninas começarem a se aceitar melhor, eu alisava o cabelo e cansei de ter todo aquele trabalho para ter um resultado feio, e quando cortei a parte com química foi como se outra pessoa nascesse. Na geração da qual fazemos parte, este tipo de depoimento se tornou bastante comum. 

Então, pode ser que algumas pessoas tenham aderido ao cacheado como a uma moda, mas a moda passa, e o cacheado tem permanecido, notaram? E isto tem mostrado que as pessoas que aderiram, mesmo por causa de moda, começaram a partir dai um processo de auto aceitação. Se aceitar, por meio dos cachos, cabelos ondulados ou lisos não é e nunca foi moda. E para se amar e se aceitar você que nasceu com o cabelo cacheado não tem que deixar de alisar o seu cabelo se não quiser, você só deve se enxergar da forma que mais ama, seja do jeito que for.

Então, eu sinceramente, não aceito as pessoas virem falar que meu tipo de cabelo é uma fase ou moda, meu cabelo é uma prova da minha auto aceitação e uma marca do meu amor próprio que resolvi marcar em mim mesma.

2 comentários:

  1. amo seus cachos <3 e já conheci você assim, com eles e cheia de atitude, acho que os cachos não são uma modinha, apenas as minas que antes não se sentiam confiantes o suficientes pra po-los pra fora por causa dos preconceitos hoje se libertaram, e sabem que elas podem sim usar seus cachos e serem lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :) É bom saber que mesmo falando de cachos, as minas "lisas" entendem kkkkk A questão não é mais apenas alisar ou não o cabelo, é tudo sobre autoconfiança. Se a pessoa tem cabelo cacheado e é confiante alisando ele, que alise, temos que nos sentir bem da forma que queremos. Agora, alisar por conta da pressão que sentimos para ter o cabelo "liso", já não é legal"
      Beijo, linda"

      Excluir